segunda-feira, 21 de março de 2011

Princípios da Aglutinação

tipagem sanguinea

Tipagem sanguinea

Tipagem sanguínea é um exame realizado para saber qual tipo sanguíneo e fator Rh de um indivíduo. Este teste, realizado por profissionais como farmacêuticos, médicos e biomédicos, é fundamental para transfusões de sangue.

Grupos sanguíneos

Existem quatro grupos possíveis de tipos sanguíneos: A, B, AB ou O. Esta definição é conhecido como “Sistema ABO”, e foi descoberto pelo cientista austríaco Karl Landsteiner, no ano de 1901.

Exame de Tipagem sanguinea

O exame de tipagem sanguínea é feito a olho nu. Em uma lâmina é colocada uma gota de sangue, juntamente com uma gota de soro anti-B e anti-A. Se não houver aglutinação entre os três elementos, o sangue é do grupo O. Se houver aglutinação com o soro anti-B, trata-se de sangue do grupo B, o mesmo vale para o anti-soro A. Caso haja aglutinação com os dois soros, o sangue em exame é do grupo AB.
O Fator Rh é determinado por um antígeno presente nas hemácias de 85% pessoas. Este grupo de indivíduos tem o chamado Rh positivo, enquanto que o restante da população tem o fator Rh negativo.
No caso de transfusões de sangue, os grupos sanguíneos são de suma importância. Devido a presença de aglutininas (que funcionam como anticorpos que agem na destruição de hemácias), que podem ser anti-A ou anti-B. O sangue AB não possui aglutininas, portanto, pode receber qualquer tipo de sangue. Já o tipo O não possuem aglutinogênios (hemácias) e só podem receber sangue do mesmo grupo.


 

Fator rh (Rhesus) ou Fator D – 85% das pessoas possuem nas hemácias um antígeno chamado fator Rh. Estas pessoas são Rh+ (positivas). 15% das pessoas não possuem nas hemácias o fator Rh e são Rh- (negativas).

Mecanismo genético – O fator Rh é determinado por um par de alelos, R e r: R determinando a formação do fator Rh e r determinando a sua não-formação, sendo R dominante sobre r.


Transfusões –
O único caso em que há problemas ocorre quando o doador é Rh+ e o receptor é Rh-, tendo o último já recebido anteriormente uma transfusão de sangue Rh+, estando, por isso, sensibilizado.



http://www.colegioweb.com.br/biologia/tipagem-sanguinea.html
http://www.tudoemfoco.com.br/tipagem-sanguinea.html











Nenhum comentário:

Postar um comentário