quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sistema Imunológico


 
 Anticorpos
São proteínas produzidas pelos linfócitos B.Temos 5 classes de imunoglobulinas: IgG, IgA, IgM, IgE, IgD
A IgG tem 4 subclasses: IgG1, IgG2, IgG3, IgG4
A IgA tem duas subclasses: IgA1, IgA2
Funções:Neutralização,Opsonização,Ativação  do Sistema Complemento,Citotoxicidade dependente de anticorpo.


O Sistema do Complemento na Ação do Anticorpo
Complemento é um termo coletivo que descreve um sistema de cerca de 20 proteínas, muitas das quais são precursores enzimáticos. Os principais agentes neste sistema são 11 proteínas designadas de C1 até, C9, B e D. Normalmente, todas estão presentes entre as proteínas plasmáticas, assim como entre as proteínas plasmáticas que extravasam dos capilares para os espaços teciduais. Os precursores enzimáticos normalmente são inativos, mas podem ser ativados por duas vias: (1) pela via clássica e (2) pela via alternativa.
Via Clássica
A via clássica é ativada pela reação antígeno-anticorpo. Isto é, quando um anticorpo se liga ao antígeno, um sítio reativo específico na porção constante do anticorpo é exposto, ou ativado, e este sítio, por sua vez, se une diretamente com a molécula C1 do sistema complemento, colocando em ação uma cascata de reações seqüenciais, que começa com a ativação da proenzima C1. Poucas combinações antígeno-anticorpo são necessárias para ativar muitas moléculas do primeiro no primeiro estágio do sistema complemento. As enzimas C1 que são formadas ativam sucessivamente quantidades crescentes de enzimas nas fases finais do sistema, tanto que, a partir de um começo diminuto, ocorre uma reação extremamente extensa e amplificada. Muitos produtos finais são formados, e vários deles causam efeitos importantes que ajudam a evitar danos pelos organismos invasores ou toxinas.
Entre os efeitos mais importantes, incluem-se o seguinte:
1.Opsonização e fagocitose
Um dos produtos da cascata do complemento, a C3b, ativa intensamente a fagocitose pelos neutrófilos e macrófagos, induzindo-os a englobar as bactérias onde os complexos antígeno-anticorpo estão aderidos. Este processo é chamado de opsonização. Isto freqüentemente eleva em centenas de vezes o número de bactérias que podem ser destruídas.


Opsonização

É o processo que facilita a ação do sistema imunológico por fixar opsonina ou fragmentos do complemento na superfície bacteriana, permitindo a fagocitoseSe for feita uma analogia, este processo seria como passar mel em um ladrão e colocá-lo num quarto fechado cheio de ursos. Neste caso, o urso seria os macrófagos e granulócitos e o bandido o invasor do organismo.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Opsonização: Imunoglobulinas e derivados do complemento funcionam
como opsoninas facilitando a fagocitose



Fagocitose
É o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células amebóides.
Na corrente sanguínea ocorre quando o sistema imunológico identifica um corpo estranho que será englobado e digerido pelos leucócitos.
Um grande aumento de leucócitos no sangue indica processo infeccioso.
Consiste também em processo de alimentação de muitos protozoários unicelulares - onde a partícula englobada pela célula, através da expansão da membrana plasmática, é envolvida num vacúolo digestivo, a partir do qual a matéria digerida passa depois para o citoplasma.
A ingestão das partículas de alimento pode ser realizada por pseudópodes, como nos organismos amebóides, ou a própria célula pode ter um citostoma (o mesmo que "boca celular"), como os ciliados, por onde entram as partículas de alimento.
Os leucócitos polimorfonucleares (PMN) ou neutrófilos são produzidos na medula óssea e circulam por 6 a 12 horas antes de se infiltrarem permanentemente nos tecidos completando seu ciclo de vida cerca de 12 horas após terem sido liberados.Atuam fagocitando e digerindo bactérias, restos celulares e outros materiais particulados. São nossa primeira linha de defesa, iniciando a resposta inflamatória do organismo e contribuindo também para o processo de cicatrização. Para que ocorra a fagocitose é necessária a chegada dos neutrófilos ao local da infecção. Esta migração dos neutrófilos é denominada quimiotaxia que é regulada por fatores quimiotáticos resultante do contato inicial do microorganismo com os componentes do sistema imunológico.

Linfócitos T
São responsáveis pela imunidade mediada por célula e defende nosso organismo contra patógenos que estão dentro das células
Especificidade: as células T e B contêm receptores específicos para diferentes antígenos. As células ligam-se ao antígeno através de receptores específicos.Células T citotóxicas : estão presentes no tecido periférico e combatem diretamente a célula infectada. Células T auxiliadoras: auxiliam a resposta dos linfócitos T e B, sendo vitais para uma resposta imune eficiente. Células T reguladores: inibem a atividade das células T e B regulando a resposta imune.








Links os quais me ajudaram a elaborar a minha pesquisa.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-imunologico/imagens/sistema-imunologico-41.jpg
http://www.imunopediatria.org.br/download/10sinais.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fagocitose

Nenhum comentário:

Postar um comentário